Chili com Carne

Quem não gostaria de uma tigela de chili num dia friozinho? Para quem nunca experimentou, esse é um prato com origem no Texas com inspiração na comida Mexicana. Hoje em dia cada lugar tem uma versão desse prato, mas aqui vai uma receita que é rápida e fácil que você pode fazer num dia de semana. Esta versão tem um tempero bom mas não é extremamente picante, porque eu não gosto de minha comida muito apimentada… ajuste a quantidade de chili a seu gosto. Eu gosto de comer o meu chili com arroz, sour cream, queijo e cebolinha verde. Mas sintam-se à vontade para comer com o que você preferir. Você também pode usar as sobras (se é que vai sobrar algo) e colocar em cima de uma porção de Doritos, adicione queijo e coloque pra derreter… e pronto, nachos deliciosos =)

Chili com Carne

Adaptado da Good Food Magazine, Maio 2002

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) óleo
  • 1 cebola grande, picada em cubinhos
  • 1 pimentão vermelho, picado em cubinhos
  • 1 pimenta malagueta, sem sementes e finamente picada
  • 2 dentes de alho, descascados e amassados
  • 1 colher (chá) chili picante em pó (ou 1 colher (sopa) se você tem o menos picante)
  • 1 colher (chá) páprica
  • 2 colheres (chá) de cominho em pó
  • 500g de carne moída magra
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 400g lata de tomate picado
  • ½ colher (chá) de manjerona seca
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 2 latas (420g cada) feijão vermelho escuro (ou cozinhe o feijão antes)
  • sal e pimenta a gosto (eu uso cerca de 2 colheres (chá) de sal)
  • sour cream* ou iogurte natural, arroz branco,  queijo ralado (cheddar ou mussarela) e cebolinha verde, para servir

Modo de Preparo

  1. Em uma panela no fogão em fogo médio, coloque o azeite e aqueça por 1-2 minutos até ficar bem quente. Adicione a cebola e refogue, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos, ou até as cebolas ficarem macias e ligeiramente transparente. Acrescente o alho, pimentão, pimenta vermelha, chili, páprica e cominho. Mexa tudo e deixe tudo refogar por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
  2. Aumente o fogo e adicione a carne moída pra refogar e dourar. Deixe o fogo alto para que a carne não junte água.
  3. Para o molho, dissolver o cubo de caldo em 300 ml de água quente. Despeje na panela com a mistura de carne moída. Adicione os tomates picados, a manjerona e o açúcar. Tempere com sal e pimenta. Adicione cerca de 2 colheres de sopa de extrato de tomate e mexa tudo pra combinar todos os ingredientes.
  4. Deixe levantar fervura, mexa bem e tampar a panela. Abaixe o fogo até que esteja borbulhando suavemente e deixe cozinhar por 20 minutos. Abra a panela de vez em quando e mexa para não pegar no fundo. Depois desse tempo fervendo, molho deve ficar grosso.
  5. Enxague e escorra o feijão numa peneira (se estiver usando feijão em lata), se não só escorra a água do feijão cozido e adicione à carne. Deixe ferver novamente com a panela tampada por mais 10 minutos. Adicione um pouco de água se achar que o molho está muito seco. Experimente e adicione mais tempero à gosto, se achar necessário. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando descansar por uns 10 minutos. É importante deixar o chili descansar para que a carne absorva bem todos os temperos.
  6. Sirva com arroz branco, sour cream* ou iogurte natural, queijo ralado, cebolinha verde ou simplesmente coma com doritos.
Rendimento: 4 porções

Informação Nutricional (por porção): 387 cal, proteína 36g, carbohidrato 25g, gordura 17 g, gordura saturada 6g, fibra 6g, açúcar 1g, sal 2.32 g

Nota: Essa receita na verdade é suficiente para 6 porções, mas eu mantive o rendimento original por causa das informações nutricionais.

* Não se encontra sour cream no Brasil, mas dá pra fazer em casa: misture 1 colher (sopa) de suco de limão a 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e deixe a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar.

Anúncios

Bife Bourguignon

A gente ganhou de presente de casamento uma Le Creuset e eu tava doida para experimentar algo que tivesse que levar a bichinha pro forno. Foi aí que veio a oportunidade de fazer essa receita, Bife Bourguignon, que é carne cozida lentamente com vinho tinto. Tá aí uma combinação que é difícil dar errado.

A receita é bem simples e vc praticamente não tem que fazer nada. O principal ingrediente é ter tempo e paciência pra esperar ficar pronta. Isso de cozinhar a carne lentamente e no vinho, faz qualquer carne de segunda virar prato de primeira. Vai por mim ;)

Bife Bourguignon

Ingredientes

  • 900 g de carne de panela, cortada em cubos de 5cm
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola media fatiada
  • 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
  • 425 ml de vinho tinto seco
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 raminhos de thyme fresca
  • 1 folha de louro
  • 350 g de cebolinhas
  • 225 g de bacon cortado em cubinhos
  • 110 g de champignon cortados em pedaços
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 140°C (275°F).
  2. Em uma panela aqueça 1 ¼ colher (sopa) de oleo até ficar bem quente e adicione a carne, um pouco de cada vez, dourando-a bem de todos os lados. Transfira a carne para um prato e reserve.
  3. Adicone a cebola fatiada a panela e doure um pouco também.
  4. Retorne a carne para a panela e espalhe a farinha de trigo, mexendo semepre até que a farinha desapareça. Gradualmente adicione o vinho, mexendo sempre. Adicione o alho, ervas e tempero. Tampe a panela e transfira para o forno, deixando cozinhar por 2 horas (você também pode fazer essa receita no fogão, em fogo bem baixo, cozinhando pelo mesmo tempo).
  5. Passado as 2 horas, numa outra panela aqueça o restante do oleo e frite o bacon e as cebolas até dourer um pouquinho. Coloque na panela, juntamente com os champignons. Tampe novamente e retorne ao forno, deixando cozinhar por mais 1 hora.
  6. Sirva com pure de batatas ou arroz branco.

Steak Diane… Primeiro post, de muitos!

Esse primeiro post é dedicado ao marido, que foi quem me incentivou a criar o blog e me deu as dicas de como começar. E a receita escolhida foi o Steak Diane, que ele adora!!!

Essa receita eu vi na tv sendo preparada pelo chef Gordon Ramsay e achei com uma cara muito boa, daí que resolvi experimentar. A receita original vc encontra aqui. O que faz o prato é o molho! Esse prato já é carimbado quando temos visita em casa e até hoje ninguém reclamou :)

Steak Diane

Ingredientes

  • 4 steaks  com aproximadamente 200g cada e +/- 1 dedo de altura
  • 3 shallots ou cebola roxa fatiadas
  • 100 gramas de cogumelos fatiados
  • 15g de manteiga com sal
  • 1 dente de alho amassado
  • 1-2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (sopa) de Dijon mustard
  • 75ml de conhaque (opcional)
  • 225ml de creme de leite fresco
  • sal e pimenta a gosto
  • azeite de oliva
  • salsinha picada

Modo de Preparo

  1. Tempere os steaks dos dois lados com sal e pimenta a gosto.
  2. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira grande o suficiente para caber os 4 steaks em uma única camada. Em fogo médio-alto, doure a carne rapidamente dos dois lados e reserve. Retire o excesso de óleo da frigideira.
  3. Para o molho, na mesma frigideira que vc usou para os steaks, aqueça um pouco de azeite. Adicione a cebola fatiada e deixe dar uma murchada. Em seguida, acrescente os cogumelos fatiados e um pouco de manteiga e o dente de alho amassado. Coloque o molho inglês e depois a mostarda e aqueça tudo por um minuto. Se for usar conhaque, essa é a hora de flambar os cogumelos e a cebola. Uma vez que o álcool tenha evaporado, adicione o creme de leite fresco e deixe o molho engrossar um pouco.
  4. Volte os steaks na frigideira agora com o molho e cozinhe um pouco até o steak chegar no ponto desejado. Salpique a salsinha picada por cima e está pronto. Sirva o steak com o molho por cima.
Rendimento: 4 porções
Dica: sirva com arroz branco, batata frita e uma saladinha. Vai bem com umas batatas e legumes sauté tb, como na foto.