Quadrados de Torta Bakewell

É “MOVEMBER”, pessoal! Se vc não sabe do que eu estou falando, acesse o site www.movember.com para se informar/participar. É um mês de conscientização e alerta sobre a saúde masculina, principalmente o câncer de próstata, em que os homens deixam crescer um bigode. Então não estranhe se começar a observar os meninos com bigodes esquisitos durante este mês… bom, pelo menos é uma boa causa. E para as meninas, que não podem deixar o bigode crescer, nós também podemos fazer algo parar arrecadar fundos para esta causa. Que tal começar com um bolo?

Lá no meu trabalho nós temos um grupo de pessoas que adoram fazer bolos/biscoitos/tortas, etc. Então começamos um projeto que chamamos de “Baking for a Good Cause”, onde sempre fazemos bolos para vender e arrecadar fundos para alguma causa nobre. Este mês será todo dedicado ao “Movember”. Hoje foi nossa primeira venda de bolos de novembro e eu escolhi fazer esses deliciosos quadrados inspirados na tradicional torta britânica Bakewell. É uma camada de biscoito amanteigado coberta com um camada de geléia de framboesa e, por cima, um bolo bem macio com saber de amêndoas. Como isso pode dar errado?

Quando eu fiz essa receita pela primeira vez, eu achei que a parte do bolo ficou muito fina. Então dessa vez eu fiz 1 1/2 vezes a massa do bolo e ficou perfeito. A receita abaixo já está com as quantidades que eu usei.

Quadrados de Torta Bakewell

Adaptado da receita de Mary Berry no livro My Kitchen Table: 100 cakes and bakes

Ingredientes

Biscoito

  • 175g farinha de trigo
  • 85g manteiga endurecida, cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) água gelada

Bolo

  • 172g manteiga, amolecida
  • 172g açúcar refinado
  • 262g farinha com fermento
  • 1 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 3 ovos grandes
  • 3 colheres (sopa) leite
  • 1 colher (chá) extrato de amêndoas

Extra

  • 8 colheres (sopa) geléia de framboesa
  • amêndoas laminadas, para salpicar em cima do bolo

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Reserve uma forma retangular de 30 x 23cm.
  2. Para a massa, meça a farinha em uma tigela e adicione os cubos de manteiga. Vá esfregando a farinha com a manteiga com as pontas dos dedos até formar uma farofa fina. Adicione a água fria e junte toda a massa formando uma bola. Abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão em cima de um pedaço de papel manteiga e transfira para a forma retangular. Ajeite a massa cuidando para forrar todo o fundo da forma. Espalhe a geléia em cima.
  3. Para o bolo, coloque todos os ingredientes numa tigela e bata por 2 minutos ou até que tudo esteja bem misturado. Despeje a massa por cima da geléia, e nivel a superfície do bolo com uma espátula de confeitar. Salpique com as amêndoas laminadas.
  4. Leve ao forno e asse por 25 minutos ou até que o bolo comece a desprender dos lados da forma e, ao apertar com a ponta do dedo, a massa volte. Deixe esfriar na forma. Depois de frio corte em quadrados. Remova da forma com o auxílio de uma espátula de confeitar.

Rendimento: 15 quadrados grandes ou 20 médios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s