Bolo de Laranja e Chocolate

Esse bolo é a capa de uma pequena coleção de receitas chamadas 30+ bolos brilhantes que veio na revista Good Food do mês de Abril e só de olhar pro bolo dava pra saber a razão… e eu também sabia que eu TINHA QUE fazê-lo o mais rápido possível. Embora eu não seja muito fã de laranjas (eu sei, eu sei… é estranho já que eu nasci na terra da laranja), eu adoro bolo de laranja. Na verdade, bolos cítricos estão no topo da minha lista.

O nome da receita original é “Jaffa Drizzle Loaf”, que eu traduzi simplesmente pra Bolo de Laranja e Chocolate (aceito sugestões melhores!) e a combinação de sabores foi inspirada num biscoito bem conhecido aqui no Reino Unido chamado jaffa cakes, que é um biscoito redondo macio com uma geléia de laranja (tipo Jaffa) por cima e coberto por chocolate. Esses biscoitinhos são bem gostosos, mas nada comparado com esse bolo… pode acreditar!

Bolo de Laranja e Chocolate

Ingredientes

  • 140g manteiga, temperatura ambiente
  • 200g farinha com fermento
  • 1 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 200g açúcar refinado
  • 3 ovos
  • 6 colher (sopa) leite integral
  • raspas de 1 laranja grande

To finish

  • 3 colhers (sopa) suco de laranja
  • 50g açúcar refinado
  • 50g chocolate meio amargo

Modo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180˚C. Unte e forre com papel manteiga uma forma de pão de forma. Coloque todos os ingredientes do bolo numa tigela e bata a mão ou com uma batedeira elétrica até obter uma massa leve, homogênea e fofa. Despeje a massa na forma e nivele com uma espátula.
  2. Leve ao forno e asse por 40-50 minutes, até que esteja dourado e inserindo um palito este saia limpo. Quando o bolo estiver quase pra ficar pronto, misture o açúcar refinado com o suco de laranja numa panela pequena e leve ao fogo, mexendo até que o açúcar derreta e ferva um pouquinho pra formar uma calda. Quando o bolo estiver assado, retire do forno e espalhe a calda por cima do bolo. Deixe esfriar.
  3. Quebre o chocolate em pedaços pequenos e derreta em uma tigela sobre um panela de água fervente ou no microondas (30 segundos por vez e potência média, mexendo em cada intervalo). Com uma colher, faça riscos no topo do bolo, mas sem cubrí-lo completamente. Deixe o chocolate endurecer e depois disso está pronto pra servir.

Rendimento: 8-10 fatias

Informação Nutricional: Por fatia 410kcal, proteína 6g, carbs 57g, gordura 19g, gordura saturada 11g, fibra 1g.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s