Bolo de Laranja e Chocolate

Esse bolo é a capa de uma pequena coleção de receitas chamadas 30+ bolos brilhantes que veio na revista Good Food do mês de Abril e só de olhar pro bolo dava pra saber a razão… e eu também sabia que eu TINHA QUE fazê-lo o mais rápido possível. Embora eu não seja muito fã de laranjas (eu sei, eu sei… é estranho já que eu nasci na terra da laranja), eu adoro bolo de laranja. Na verdade, bolos cítricos estão no topo da minha lista.

O nome da receita original é “Jaffa Drizzle Loaf”, que eu traduzi simplesmente pra Bolo de Laranja e Chocolate (aceito sugestões melhores!) e a combinação de sabores foi inspirada num biscoito bem conhecido aqui no Reino Unido chamado jaffa cakes, que é um biscoito redondo macio com uma geléia de laranja (tipo Jaffa) por cima e coberto por chocolate. Esses biscoitinhos são bem gostosos, mas nada comparado com esse bolo… pode acreditar!

Bolo de Laranja e Chocolate

Ingredientes

  • 140g manteiga, temperatura ambiente
  • 200g farinha com fermento
  • 1 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 200g açúcar refinado
  • 3 ovos
  • 6 colher (sopa) leite integral
  • raspas de 1 laranja grande

To finish

  • 3 colhers (sopa) suco de laranja
  • 50g açúcar refinado
  • 50g chocolate meio amargo

Modo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180˚C. Unte e forre com papel manteiga uma forma de pão de forma. Coloque todos os ingredientes do bolo numa tigela e bata a mão ou com uma batedeira elétrica até obter uma massa leve, homogênea e fofa. Despeje a massa na forma e nivele com uma espátula.
  2. Leve ao forno e asse por 40-50 minutes, até que esteja dourado e inserindo um palito este saia limpo. Quando o bolo estiver quase pra ficar pronto, misture o açúcar refinado com o suco de laranja numa panela pequena e leve ao fogo, mexendo até que o açúcar derreta e ferva um pouquinho pra formar uma calda. Quando o bolo estiver assado, retire do forno e espalhe a calda por cima do bolo. Deixe esfriar.
  3. Quebre o chocolate em pedaços pequenos e derreta em uma tigela sobre um panela de água fervente ou no microondas (30 segundos por vez e potência média, mexendo em cada intervalo). Com uma colher, faça riscos no topo do bolo, mas sem cubrí-lo completamente. Deixe o chocolate endurecer e depois disso está pronto pra servir.

Rendimento: 8-10 fatias

Informação Nutricional: Por fatia 410kcal, proteína 6g, carbs 57g, gordura 19g, gordura saturada 11g, fibra 1g.

Deixe um comentário

