Fondant de Chocolate

Foi a primeira vez que fiz fondant de chocolate (o famoso petit gateau) a partir do zero e eu me vejo repetindo essa receita muitas e muitas vezes. Ela é daquelas para impressionar seus convidados e é uma sensação muito gostosa olhar no rosto de cada um quando eles cortam o bolinho e veem aquela calda de chocolate escorrendo pelo prato… hmmmm delícia. A combinação de bolo de chocolate e calda quente com sorvete de baunilha bem geladinho é fantástica.

Os bolinhos podem ser preparados com antecedência e mantidos na geladeira ou freezer, mas o importante é só assar logo antes de servir. O único segredo aqui é tempo de forno. Se vc deixar demais no forno, o bolinho vai assar por inteiro resultando num bolo de chocolate sólido. Se deixar de menos, ele não vai manter a forma na hora de desenformar e vai se desmanchar no prato. A receita sugere exatamente 12 minutos, mas devido a variação de forno pra forno, pode ser um pouquinho mais ou menos. Basicamente vc quer que o bolo esteja assado por fora, mas ainda com aquele molejo de gelatina.

Fondants de Chocolate

Copiado da Good Food Magazine, Novembro 2011

Ingredientes

  • 175g manteiga, mais extra derretida pra untar
  • cacau em pó pra polvilhar nas forminhas
  • 175g chocolate meio-amargo (70%), boa qualidade
  • 200g açúcar refinado dourado
  • 4 ovos
  • 85g farinha de trigo
  • sorvete de baunilha/creme e framboesas para servir

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200C. Com o auxílio de um pincel, unte bem 6 forminhas de alumínio (+/- 6cm de altura) e coloque na geladeira para a manteiga endurecer. Unte uma segunda vez com manteiga e polvilhe com cacau em pó. Reserve.
  2. Derreta a manteiga e o chocolate juntos numa tigela em cima de uma panela com água fervendo. Retire do fogo quando estiver tudo derretido. Numa outra tigela, bata o açúcar e ovos até obter uma mistura leve e fofa. Adicione o chocolate e misture até obter um creme homogêneo. Por último, incorpore a farinha na massa.
  3. Divida a massa entre as forminhas. Nesse momento, os bolinhos podem ser refrigerados ou congelados.
  4. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por exatamente 12 minutos, até que a mistura tenha crescido e formado uma crosta, mas ainda com um molejo. Desenforme cada bolinho em um prato e sirva com sorvete de baunilha para um delicioso contraste de quente e frio.

Rendimento: 6 fondants

Opcional: Adicione sabores diferentes, como: pimenta vermelha bem picadinha or café (adicione 50ml de um expresso bom a massa antes de misturar a farinha).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s