Risotto de Haddock Defumado e Alho Poró

Eu vi essa receita na edição de abril/2010 da revista Good Food (também aqui) e a guardei para experimentá-la em algum momento. Eu adoro risottos e embora eu nunca tivesse comido haddock defumado até então, tudo que seja defumado soa bem para mim. Daí que começamos essa campanha em casa para tentar comer menos carne vermelha e essa receita me veio a mente… foi então que, felizmente, resolvi testá-la.

É muito fácil de fazer e que não exige sequer ficar mexer o tempo todo (perdoem-me os italianos). O haddock pode ser substituído por bacon, mas eu recomendaria você experimentar com o peixe primeiro. Você não vai se arrepender. Eu definitivamente farei esse risotto muitas e muitas vezes ainda.

Risotto de Haddock Defumado e Alho Poró

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) manteiga
  • 1 alho poró grande, fatiado fininho
  • 300g arroz para risotto (arbório or carnaroli)
  • 700ml caldo de legumes (usei 2 cubinhos)
  • 250ml leite integral
  • 375g haddock defumado, sem pele e cortado em pedaços grandes
  • 3 colheres (sopa) crème fraîche (como não se encontra no Brasil, substitua por iogurte natural ou sour cream)
  • 100g baby espinafre

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200C. Em fogo médio, aqueça a manteiga em uma panela que possa ir ao forno. Adicione o alho poró e refogue por 4-5min, mexendo regularmente, até que esteja macio. Acrescente o arroz e refogue por mais 2 mins.
  2. Adicione o caldo de legumes e leite e deixe ferver por 5 minutos antes de espalhar os pedaços de haddock por cima do arroz. Tampe a panela com a tampa ou papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos 18 minutos, até que o arroz esteja cozido.
  3. Retire do forno e misture o crème fraîche (ou a substituição) e o espinafre e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela novamente e deixe descansar fora do forno por 3 minutos antes de servir – o vapor irá murchar o espinafre.

Rendimento: 4 porções

Deixe um comentário

