Panquecas

Uau… já faz quase um tempo que não posto nenhuma receitinha nova, mas isso não quer dizer que parei de cozinhar viu? Foi só mesmo falta de tempo e ocupada com algumas outras coisas.

Eu já postei receita de panquecas americanas (pra café da manhã) e agora vamos pras panquecas do jeitinho que minha mãe sempre faz. Muitas receitas levam óleo na massa, mas não é necessário e está aqui a prova. Essa massa é super leve e pode ser recheada com o que vc quiser: carne moída, frango desfiado, presunto e queijo, palmito, etc. Vai da criatividade de cada um. As panquecas cobertas só com molho vermelho e queijo é o tradicional, mas experimentem com molho branco tb. Dá um toque espcial ;)

Panquecas

Ingredientes

Massa (para umas 14 panquecas)

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

Recheio de Carne Moída

  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 10 azeitonas verdes sem caroço e picadas
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1/2 colher de sopa de molho inglês (opcional)
  • sal e pimenta a gosto

Molho Branco

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de leite
  • 1/2 lata de creme de leite ou 150ml de creme de leite fresco
  • sal e noz moscada a gosto

Mais Ingredientes

  • 1 vidro/lata de molho de tomate da sua preferência
  • mussarela ou qualquer queijo ralado  de sua preferência para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Para a massa: Bata os ingredientes da massa no liquidificador.
  2. Espalhe uma gotinha de óleo com um papel toalha em uma frigideira antiaderente e aqueça.
  3. Frite as massas de panqueca de modo que fiquem bem fininhas. Reserve as massas.
  4. Para o recheio: refogue a carne moída com um gotinha de óleo. Quando estiver frita, acrescente a cebola e o alho e refogue até que a cebola esteja cozida. Adicione os demais ingredientes e tempere com sal e pimenta.
  5. Para o molho branco: Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até obter uma pasta homogênea. Aos poucos vá adicionando o leite e mexa sem parar. Deixei ferver por alguns minutos até engrossar um pouco. Tempera com sal e noz moscada a gosto. Retire do fogo e adicione o creme de leite. Se estiver utilizando o creme de leite fresco, pode adicionar enquanto o molho ainda estiver no fogo.
  6. Recheie e enrole cada panqueca, colocando-as em um pirex.
  7. Cubra com molho de tomate, molho branco e polvilhe com queijo ralado.
  8. Leve ao forno pré aquecido por uns 10 minutos só para derreter o queijo.
Anúncios

4 pensamentos sobre “Panquecas

  1. Oi Tatê!! Amei seu site. As receitas são ótimas. Já estou pensando em algumas.
    Esta receita de panquecas, é quase igual a minha, coloco uma 1 xicara de trigo e 1 xícara de amido de milho (a nossa boa Maizena) fica mais leve.
    Um foto com a toalhinha (presente de casamento da mãe da Mari) ficaria linda!!!

    beijão e saudade! Abraço no Benilton, um “gentleman”Não sei se escrevi certo mas tenho certeza que vc entendeu!
    Vilma

    • Oi Vilma,
      fico feliz q tenha gostado do blog :) Da próxima vez vou experimentar colocar amido de milho na massa de panqueca… deve ficar boa mesmo. Qto a toalhinha, pode aguardar q ela aparecerá em algumas receita futura :D Eu adorei o presente!!!! E tb adorei te conhecer. O nome do Bê tá direitinho e ele tb tá mandando um abraço.
      Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s